Sábado, 18 de Novembro de 2017   
Comunicados

20/8/2003
Discurso de Inauguração do CISPRE
Roberto ELIAS *
CISPRE

A partir dos conceitos emitidos por MAX, de que força de trabalho representa a utilização da capacidade de trabalho de cada um, torna-se fácil adaptar o conceito para a filosofia desta casa. Todo projeto é uma conquista. E em toda conquista, há lutas e sofrimentos procurados e aceitos com vista a um triunfo determinado.

O CISPRE é fruto de uma história, que sonhou e sonha com a democratização da sociedade brasileira com base no respeito às diferenças, à igualdade de condições e, sobretudo ao direito de ter direitos.

Lembramos que pessoas que sabem as soluções já dadas são mendigos permanentes. Pessoas que aprendem a inventar soluções novas são aquelas que abrem portas até então fechadas e descobrem novas trilhas. A questão não é saber uma solução já dada, mas ser capaz de aprender maneiras novas de sobreviver.

As transformações observadas nas últimas décadas, tanto no plano do processo saúde-doença como na abordagem científica do mesmo, determinaram a necessidade de revisões críticas à abordagem quase paroquiana que o meio científico dava às suas questões. Dessa forma, atualmente nos encontramos frente a questões progressivamente complexas, cuja abordagem necessariamente requer a construção de métodos alternativos, gerando resultados que precisam ser contextualizados em um cenário intricado de difícil percepção.

As mudanças no perfil epidemiológico das doenças, as novas técnicas preventivas e terapêuticas, o apelo comercial e consumismo se comportam tendo como os profissionais de saúde como alvo principal. Ser sujeito e não vítima dessa história é a proposta básica dessa casa de cultura. A expressão da renovação que novos paradigmas equalizem a dialética da ciência.

Hoje, na presença de colegas e representações institucionais, inauguramos a primeira etapa da consolidação de um sonho, que serão desenvolvidas com a complementação de um núcleo multidisciplinar com atenção aos pacientes com necessidades especiais e Centro da Saúde baseado em Evidencias no Rio de Janeiro em parceria com aqueles que compartilham com a filosofia de transformações do CISPRE.

Este núcleo, hoje inaugurado, será uma casa de cultura, voltada para pessoas que atuam na área da saúde e fórum permanente de debates com todas as instituições brasileiras e internacionais.

O CISPRE nasce, um parto difícil, porém com raízes fortes, observando princípios de atuação em todas as questões de saúde em nosso país e tendo como preceitos básicos a transformação desse quadro de angústia vivida atualmente.

Temas polêmicos, como as drogas na adolescência, trabalho infantil gestação na adolescência, DST, aborto, odontologia para pacientes com necessidades especiais, geriatria e sua função na sociedade; enfim temas de alta complexidade, serão discutidos nessa casa.

Agradeço a DEUS, aos meus familiares, colegas de profissão e principalmente a minha esposa Carmen que respeitou esse sonho e principalmente compartilha com ele. Que esta casa seja guiada pela coerência e simplicidade, para respeitar os direitos de todos.

OBRIGADO

(Discurso proferido na cerimônia de inauguração do CISPRE, em 22 Abril 2002).

 

Voltar VERSÃO PARA IMPRESSÃO >>>

Copyrights 2003 - CISPRE - Centro Integrado de Saúde Prof. Roberto Elias - Fone: (24) 2242.1779